- Almofadinha
- Amazona
Foi apartir dessa lenda que os colonizadores assim chamaram as mulheres armadas de arco e flecha que encontraram na região banhada pelo Amazonas( Rio das Amazonas).
- Ao Deus dará
- Arranca rabo
Arranca rabo é uma discursão, uma briga de muitas pessoas. Antigamente, nas batalhas, arrancar o rabo do cavalo do inimigo era uma façanha extraordinária. Um oficial do faraó Tutmés III (1504-1450 a.C.) se orgulhava tanto de ter cortado a cauda da montaria do rei inimigo, que a proeza ficou inscrita no seu epitáfio.A mania chegou a Portugal e ao Brasil. Por aqui, virou prática de cangaceiros, que descaudavam os gados das fazendas para humilhas os proprietários. Vitorino Carneiro da Cunha, parente do escritor José Lins do Rego, ficou conhecido como “papa rabo” por ter mandado cortar a cauda do cavalo. Pelo menos era essa a explicação que ele dava à mulher.
- Avacalhar
A palavra apareceu em 1913, durante a campanha política para a secessão de Hermes da Fonseca. O deputado Maurício de Lacerda disse num discurso que os políticos que haviam prometido se rebelar contra Pinheiro de Machado tinham se “avacalhado”. Fartamente comentado na imprensa por humoristas, caricaturistas e editorialistas políticos, o neologismo ganhou popularidade.
- Assassino
Segundo narratica do viajante veneziano Marco Pólo (1254-1324), havia na síria uma seita religiosa, liderada por um homem conhecido como “o velho da montanha”. Seus partidários, motivados por valiosas recompensas, matavam lideres cristãos e muçulmanos com grande crueldade, estimulada pela ingestão de uma bebida à base de haxixe – hachîch, em árabe. Por isso, os árabes chamavam o adepto desse seita de hachîchi ou hachâchi ( bebedor do haxixe). A palavra passou para o italiano com a forma de assassino, depois o sentido se ampliou para o homicida e originou a palavra em português.
Follow @on_link







0 Comentários:
Postar um comentário