WebNeste blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

0

Livro: Como viver eternamente





Autora: Sally Nicholls
Páginas: 229
Título Original: Ways to live forever
Categorias: Literatura Estrangeira, Romance, Infanto-Juvenil

"Meu nome é Sam.
Tenho onze anos.
Coleciono histórias e fatos fantásticos.
Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto"







Quem lê o titulo de primeira pensa que é um daqueles livros de auto ajuda, mas não julgue o livro pelo seu nome. Lendo um pouco mais sobre o mesmo verá que não é bem assim, não literalmente.

Ele conta a história de Sam, um menino que sofre de Leucemia Linfoblástica aguda. Sam começa a escrever um livro, e neste livro decidi fazer uma coletânea de listas, fotos e fatos diversos sobre a vida e a morte, e também conta sua emocionante historia.

Veja também:

Quando li isso pensei que o livro seria um daqueles chatos que falam sobre a morte e de como ela é dura e blá bla blá, MAS depois de ler o mesmo percebi que o livro não fala só disso. O livro não fala só do fim de uma vida, mais sim da eternidade da mesma, de como ela pode ser lembrada de uma forma tão sublime; não só triste.

O livro é tão gostoso de ser lido, ele te prende quando você começa a ver as listas que Sam e seu melhor amigo Felix começam a elaborar. E o quanto é ótimo ver eles tentando/realizando essas coisas. O livro é tão cativante que você sente literalmente as emoções dos personagens.

Um personagem bem marcante no livro é o seu amigo Felix, um menino com câncer que conheceu Sam no hospital. Ele é aquela típica pessoa que vive a vida eternamente. Ama o Green day(banda) e adorava andar com uma camisa toda desbotada de tanto lavar do álbum "American idiot". Ele é a motivação que Sam precisava para fazer aquilo que não tinha coragem de fazer, ele era o menino que mostrava para Sam que ele, SIM !, podia sonhar e realizar seus sonhos. Uma das partes mais emocionante(para mim) no livro é quando Felix chama Sam para dar uma volta e Sam, sem saber para iam, foi com Felix sem ao menos saber que o mesmo iria ajudar a realizar algumas de suas mais difíceis tarefas.

Quando terminei que ler este capítulo confesso a vocês que chorei igual a uma menininha rs. É literalmente lindo, emocionante e muito marcante o que o Felix foi na vida de Sam.
O livro é muito lindo, novamente digo que é muito gostoso de se ler, ver como Sam e Felix elaboram as "perguntas que ninguém quer responder", como Sam realiza "as coisas que quer fazer"- como subir uma escada rolante que desce, como fazem suas listas e etc.

Ao terminar o livro fiquei com um nó na garganta, literalmente estatalado sem saber se chorava ou chorava, pasmo como tudo acaba, como o questionario que felix e Sam elaboraram foi respondido pelo seus pais do jeito que imaginaram, e de como seu ultimo paragrafo de seu livro é marcante e profundo, mostrando para mim um novo sentido de enxergar a vida e a morte.
Fiquei emocionado só de lembrar tudo isso, e quero  frisar que o livro não é só sobre coisas triste, ele é sim, muito emocionante, mas ao mesmo tempo lindo e divertido. Uma boa recomendação quem curte uma boa história.



   Autora: Sally Nicholls

Nasceu em Stockton, Inglaterra. Após se formar em Filosofia e Literatura, ela fez mestrado para jovens escritores iniciantes e acabou ganhando o prêmio de autor com o maior potencial em sua turma. Seu livro encantou o agente literário que passou a cuidar dela e imediatamente foi comprado pela Scholastic, uma das maiores editoras do mundo, e em seguida por editores em 16 países. Sally escreveu Como Viver Eternamente aos vinte e três anos. O segundo livro de Nicholls, Season of Secrets (Estação de Segredos), é inspirado na lenda do Deus pagão do sol. Foi publicado na Inglaterra em abril de 2009, e no Brasil em 2010, sob o título A Menina que Conversava com o Verão.

0 Comentários: