WebNeste blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

3

Já ouviu falar em porfiria ?


Porfiria cutânea

A porfiria cutânea é uma doença que causa bolhas, excesso de pelos, inchaço e necrose da pele. Pode levar a dentes e unhas avermelhados e depois da exposição à luz solar a urina fica azul, rosa, marrom ou preta. Hoje se pensa que a doença está ligada a muitas lendas de vampiros e lobisomens onde o sofredor era obrigado a viver longe da sociedade por ser confundido com um monstro.

A doença é parte de um grupo de distúrbios conhecidos como porfirias que levam a problemas mentais e físicos devido à superprodução de certas enzimas pelo corpo. O nome da doença vem do grego “porphura” que significa “pigmento roxo”.


Vampiros e lobisomens

A porfiria é uma explicação utilizada para a origem dos mitos dos vampiros e lobisomens pelas similaridades entre a condição e o folclore. A porfiria cutânea tarda apresenta-se clinicamente como uma hipersensibilidade da pele à luz, levando à formação de lesões, cicatrização e desfiguração. A anemia, a pele clara e a sensibilidade à luz são características do mito do vampiro, enquanto que desfigurações em casos mais avançados, acompanhados de distúrbios mentais, poderiam ter levado ao mito do lobisomem. Há ainda relatos anedóticos de canibalismo ou da ingestão de sangue por parte de portadores, que se beneficiariam da ingestão das enzimas.

Existem também outros tipos de porfiria que são explicados melhor neste vídeo:
Pessoal! Não deixem de visitar a pagina On-Link no Tumblr, muito mais curiosidades e humor agora em dois lugares: www.onlink.tumblr.com

3 Comentários:

Vitória disse...

Aleijadinho foi acometido por esta doença. O filme do mesmo retrata o preconceito enfrentando durante toda a doença até o seu falecimento.

Ieda M. S. Bussmann disse...

Para saber mais sobre as Porfirias, acesse www.porfiria.org.br

Anônimo disse...

NOSSA Q/DÓ´DESAS PESSOAS,MAS BEM Q/EU QUERIA Q/ VAMPIROS ESISTISM MSM.:(