WebNeste blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

0

Estória inusitada.

             Aconteceu algo bem diferente na casa da minha vovózinha neste final de semana que achei bem diferente, e decidi escrever um post sobre.

 Estava lá,eu almoçando um rango dakeles DECILIOSOS que só minha avó sabe fazer,até ai tudo bem,só que,assim quando terminei de almoçar,meu avô diz,com uma cara meio de curioso:
- Hey,quem é aquela ?
Minha avó respondeu:
- Aquela quem ? Você está maluco é ?
- Não-disse ele. - Eu vi alguém entrar ai no quintal, você não viu não é ?
-Não - disse ela.

Enquanto eles conversavam eu não estava prestando muita atenção naquilo que estavam dizendo.Lavei meu prato e voltei para a sala e sentei no sofá ai do nada,literalmente do nada,uma mulher entra dentro da casa e parou em frente a TV e disse : - Posso morar aqui ? posso dormir aqui ?

Tipo,do nada uma mulher entra dentro da casa e diz isso ! Eu,minha avó e meu avô ficamos meio que sem acreditar,-Quero dormir.-Disse essa mulher que aparentava ter uns 30 anos.

Ai nós começamos a olhar essa pessoa que não sabíamos de onde tinha saído,e meu vô,brincalhão como sempre disse : - Oh,tem uma cama ali - apontando para o quarto - é bem ali a cama.Ela ,em hesitar ou perguntar foi em direção do quarto e deitou na cama !

No Brasil, 23 milhões de pessoas (12% da população)
necessitam de algum atendimento em saúde mental.Pelo
menos 5 milhões de brasileiros (3% da população)
sofrem com transtornos mentais graves e persistentes.
De acordo com a Associação Brasileira de
Psiquiatria,apesar de a política de saúde
mental priorizar as doenças mais graves,
como esquizofrenia e transtorno bipolar, as mais
prevalentes estão ligadas à depressão, ansiedade
e a transtornos de ajustamento.
Depois que ela foi em direção ao quarto fiquei imaginando mil coisas sobre essa mulher,sobre de onde ela veio quem é ela,porque estava agindo desta forma e etc...

Percebi que depois de algum tempo meu avô e minha avó pareciam conhecer essa moça, me disseram que ela é meio maluca e que morava um pouco longe dali e bla bla bla...

- Hey,uma mulher que deve ter algum transtorno mental/comportamental,que nem sabemos ao menos quem é entra aqui e pergunta se poderia dormir e vocês deixam assim,como se ela fosse de casa ? - Disse eu meio que sem entender meus avós.
Ai eles ficaram com caras de imprecionados com que eu disse e depois começaram a sorrir da minha cara ignorando o que eu disse; falaram assim :

-Vai lá Carlinhos,vá ver sua namorado dormindo ! -Disseram isso rindo da minha cara.

Comecei a sorrir com eles e fui ver a tal mulher que disse queria dormir.Quando fui para o quarto vê-la ela estava mesmo dormindo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
achei tanta graça que sorri bem alto fazendo-a acordar e levantar.

- Estou com frio- disse ela olhando para o nada.Levantou-se e foi em direção da sala e disse a minha avó:
- Estou com frio.Minha avó respondeu:
- Está frio mesmo,porque você não trouxe um casaco ?
- Eu trouxe ! - disse ela olhando para nós e deixando todos rindo demais porque ela não havia entrado lá com nem um casaco.
- Você trouxe mesmo ? - disse minha avó rindo. -Sim.Eu trouxe,esta ali.
Minha avó disse: - é mesmo ? pega lá para você vestir então.
Começamos a sorrir dessa mulher que nem ao menos eu sabia quem era e percebi que ela não era "boa das ideias" mesmo não.

Sabe o que ela fez ? Foi lá no quarto do meu avó abriu o guardo roupa,pegou um casaco do meu avó e foi para a sala.Ficamos vermelhos de tanto rir desse mulher que parecia sofrer de demência ou algum transtorno mental,foi tão inusitado esse momento,foi tão engraçado,o casaco que ela disse que havia trago era o do meu avô e ela o pegou na maior cara de pau sem nem ao menos saber que iria encontrar um casaco lá,ela disse depois: - Estou com fome !
Caracteriza-se a Demência quando, em um indivíduo que
teve o desenvolvimento intelectual saudável, ocorre
a perda ou diminuição da capacidade cognitiva, de forma
parcial ou completa, permanente ou momentânea e esporádica.
Dentre as causas potencialmente reversíveis estão
disfunções metabólicas, endócrinas e hidroeletrolíticas,
quadros infecciosos, déficits nutricionais e distúrbios
psiquiátricos, como a depressão (pseudodemência depressiva).

Minha avó foi lá e colocou comida para ela.
Ela enquanto comia foi ficando meio lerda e disse assim para minha avó:
- Segura para mim - Se referindo ao prato de comida.- Sim - Respondeu minha avó.Logo depois essa mulher falou: -Está na hora de dormir !

Depois que disse isso,nós(novamente) caímos na risada;ela foi mesmo dormir ! No meio do seu almoço dela !

Depois de umas meia hora ela se levantou terminou de comer sua comida,foi ao banheiro tomou um banho e saiu dizendo que iria encontrar um namorado na rodoviária e simplesmente se foi,assim do nada !

Depois desse dia me perguntei muitas coisas sobre as doenças mentais,como acontecem,porque ocorrem e etc...
Pensei também sobre o caso do cara que matou as crianças em Realengo,Wellington Menezes, que sofria de transtorno de personalidade ou tinha alguma doença mental.Percebi-nas minhas leituras sobre o assunto- que o Brasil não da MUITA atenção para o melhor cuidado da população em relação à saúde mental,e isso é muito ruim e descobri também que existe até o dia Mundial de Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro e tem como tema central a prevenção do suicídio.
"Mais de 90% de todos os casos do suicídio estão associados a distúrbios mentais como a Depressão, Esquizofrenia, Transtorno Bipolar e Alcoolismo."
Acaba aqui mais um post meu,espero que tenham curtido a histórinha.

0 Comentários: