WebNeste blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

1

O que é o erro 404? Por que ele acontece?

Alguma vez lhe sucedeu, ao navegar num website, encontrar uma página que diz "erro 404" sem mais nenhuma explicação? Sabe o que quer dizer este beco sem saída? É provavelmente a falha mais comum da internet e já aconteceu a todos.
Em termos mais técnicos, o famoso "erro 404" é a forma que o seu computador tem de lhe comunicar que o servidor está a funcionar (ou seja, que está tudo bem na sua ligação à rede), mas que este não consegue chegar à página que procura. O primeiro quatro quer dizer que o site não existe, o zero que existe um erro de ortografia e o último quatro que o acesso não é autorizado. Portanto, se não consegue aceder à página é porque uma destas falhas aconteceu.
O número mágico teve origem nos escritórios do CERN (Laboratório Europeu de Partículas Físicas). Na sala 404 desse edifício existia um banco de dados que controlava manualmente os pedidos de dados ou de arquivos. Quando existiam falhas ou os requerentes não estavam autorizados a consultar a informação, eles enviavam um alerta: "Room 404 - File Not Found". Ora, Tim Berners-Lee, o criador da Web, achou que esta expressão seria a ideal para classificar este tipo de erros online, adaptando-a já que "sala" (room) não faria sentido.


A criatividade do erro 404

Sendo uma falha tão comum na rede, muitos portais decidiram apresentar o número 404 de forma mais criativa, provavelmente para dar um aspecto mais divertido a este impasse de que os internáutas sofrem.
Existem teorias da conspiração, ninjas, Homer Simpson, náufragos, nerds e outros tais. Tudo é válido porque, afinal de contas, esta página não existe.



1 Comentários:

Anônimo disse...

hummmmmmmm! intendi!