WebNeste blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

0

Você sabia???

Você conhece o Livro dos Mortos?

É a obra mais antiga da literatura egípcia. O Livro dos Mortos diz que quando a pessoa morria, sua alma viajava por diversos reinos de outros mundos até ser julgada por Osíris. O coração do morto seria colocado na balança da justiça. O livro dava dicas de como evitar o castigo.

Você sabia que os vikings navegavam sem mapas ou bússolas?

Os guerreiros da Escandinávia (atuais Suécia, Noruega e Dinamarca), nas suas viagens pelo mundo, guiavam-se pela posição das estrelas e pelo gnômon, uma espécie de relógio solar. Não usavam mapas ou bússolas, instrumento este criado por antigos chineses e levado à Europa pelos árabes.



Você sabia que existe uma cidade na região polar totalmente aquecida?
Toda a região de Reykjavik, capital da Islândia, é aquecida por fontes de águas termais subterrâneas.


Você sabia que não é só nos morros cariocas que a pipa é sinal de comunicação?

Em alguns morros do Rio de Janeiro, a pipa serve para alertar os traficantes da presença de policiais. Antes disso, no século XVII, a pipa era usada como meio de comunicação entre aldeias sitiadas. Os escravos do Quilombo de Palmares também usavam a pipa para alertar os companheiros que o perigo rondava.
Onde a impressão do dinheiro já custou mais do que o seu valor?
Claro que foi no Brasil. Em 1960, o custo da impressão da nota de 1,00 cruzeiro para o governo brasileiro era de 1,20 cruzeiros. A emissão foi cancelada.

Por que os portugueses não escravizavam os índios?

Os indígenas brasileiros eram nômades. Dominavam o lugar e deixavam o trabalho agrícola para as mulheres. Conheciam as trilhas da floresta, habilidade imprescindível quando se quer fugir. Além disso, levavam uma vida itinerante e a escravidão era um imenso choque cultural. Escravizar os africanos era uma tarefa mais fácil: eles já conheciam a escravidão e, como vinham para um território estranho, a fuga era mais difícil. A Igreja Católica teve uma postura ambígua nesta época: protegia indígenas, mas silenciava quanto à situação dos africanos.
Guerreiros Assírios
Você sabe o que era uma pirâmide sangrenta?
Os assírios foram um dos povos mais militarizados da história antiga. Suas batalhas eram sangrentas e cruéis. A pirâmide sangrenta - montada com a cabeça dos perdedores - era um dos troféus de guerra, guardados pelos soldados assírios.
Você sabia que muitos bobos da corte eram deficientes físicos?
As deformidades dos bobos da corte eram uma das principais formas de entretenimento dos monarcas. Grande parte deles era anã, corcunda ou portadora de outras deficiências físicas. Alguns, inclusive, tinham a coluna cruelmente quebrada para melhor exercer o seu papel diante de reis e nobres. A profissão de bobo era comum entre os séculos XIV e XVI, no final da Idade Média.


Quem disse que Cleópatra era egípcia?
 
A Cleópatra imortalizada no famoso filme de Hollywood era Cleópatra VII, a macedônica que também tinha origem grega. Os ptolomeus governaram o Egito por 250 anos e eram provenientes da Macedônia, uma região ao norte do Mar Egeu. A Cleópatra VII sucedeu seis Cleópatras - nenhuma delas era egípcia - e não foi tão importante para o Egito quanto o cinema nos faz crer. Nascida em 69 a.C., suicidou-se aos 40 anos, pondo fim à decadente dinastia dos ptolomeus. Sua fama provém, em grande parte, de seu casamento com Marco Antonio, personagem histórico da civilização romana e européia.



Você sabe de onde vem a expressão "caça às bruxas"?

Da idade média. As pessoas viviam neste período em um mundo dominado pelo medo; medo de doenças, mortes inexplicáveis, medo do inferno. Era uma sociedade que acreditava no sobrenatural, no poder das forças das trevas e no poder de Satã. A sociedade acusava qualquer pessoa que duvidasse dos dogmas da Igreja. Milhares de pessoas inocentes foram perseguidas, torturadas, julgadas e executadas nas fogueiras. Hoje, a caça às bruxas significa a busca de bodes expiatórios, em um esforço de desarmar uma possível conspiração.



Você sabia que a Igreja já considerou intervalos musicais como heresias?

O trítono (antigamente chamado diabolous in musica), que é o intervalo entre dois sons formado por três tons inteiros, pelo seu aspecto dissonante e por provocar a sensação de tensão, foi considerado heresia pela Igreja. Quando uma pessoa tocava este intervalo, ele era associado ao tridente do diabo por causa dos seus três tons, e condenado a morrer na fogueira.

FONTE 

0 Comentários: