WebNeste blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

0

Jovens e o cigarro


Cigarros, como todos nós sabemos, é uma droga lícita que contém substancias nocivas para o nosso organismo. Mesmo sabendo de que usufruir do tabaco é uma coisas ruim, porque ainda existe um grande número de pessoas fumando e começando a fumar, como os jovens? 


Veja também:






O jovem é quase que manipulado pelas empresas de cigarros que induzem ao consumo do cigarro, porque é nessa faixa etária em que as empresas de cigarros tem que viciar para substituir os adultos que morrer em conseqüência do consumo desta droga.
Existem muitas outras razões que levam o jovem a fumar, algumas simples e outras bem mais complexas. Vou citar algumas das mais comuns:

  • Disponibilidade:  Essa é uma variável essencial para explicar o consumo do tabaco. Quanto maior a disponibilidade, maior o risco de fumar. A venda de cigarros em tabacarias, bancas de jornal, bares e restaurante torna o tabaco mais disponível que produtos de necessidade básicas como o pão, leite, carne e etc.

  • Fatores de predisposição: Se os pais fumam, se eles têm uma tendência pessoal a experimentar tudo, então consumir cigarro socialmente é fácil em qualquer idade, etc.
  • Características relacionadas:
Idade- Experimentar um cigarro pela primeira vez, sair e ter liberdade
Sexo- Até algumas décadas atrás quase só homens fumavam, hoje em dia tanto homens e mulheres fumam
Educação- Ás normas básicas de casa em relação ao cigarro, valores familiares,sociais em relação ao fumo, por exemplo: há diferenças na importância dada ao fumo dependendo da religião, raça, família e etc.

È fato: a maioria dos jovens fumantes conclui - erroneamente - que fumar é normal, que por ser jovem sua saúde é ótima e que uma “fumacinha” não ira afetá-los; quando fumam se sentem sofisticados como os atores dos seus filmes favoritos, cantores que fumam ou de qualquer outra coisa que faça uma apologia ao cigarro de que eles achem legal.
"A propaganda do cigarro é uma das principais armas usadas pela indústria tabagista para recrutar novos fumantes."
A falta de habilidade em certas situações tais como tédio, se enturmar em algum grupo, leva o jovem a achar que o cigarro é um amigo, no entanto, o tabaco não é um amigo e tampouco pode nos ajudar, embora alguns jovens acreditem que ter um cigarro nas mãos seja algo relevante.


Alguns jovens acreditam ser mais livres quando fumam cigarros, os usam com o intuito de ajudarem os mesmos a enfrentarem algum problema, acreditando que podem controlar essa vontade de fumar e acabam não percebendo de que no final das contas é o tabaco que os controlam, porque o que começa como um jogo, para muitos jovens, termina com um grande obstáculo pelo resto de suas vidas, terminando eventualmente na escravidão da dependência, ainda mais para quem já fuma a muito tempo. 


Uma das minhas maiores dificuldades ao largar os cigarros foi em relação a associação. Após ficar sem fumar seu organismo começa a emitir efeitos como: insônia, ansiedade, nervosismo e etc; esses sintomas de abstinência da nicotina me faziam ficar louco, meu cérebro me fazia acreditar que eu literalmente precisava daquilo e começava a associar o cigarro com muitas coisas, como: filmes, músicas que escutava no tempo em que fumava, lugares que freqüentava no tempo em que fumava e etc. Isso tudo tornou a minha vontade de parar de fumar muito difícil, tanto que acho que não exista ex-fumantes e sim fumantes que controlam seu vício.


Parar de fumar não é fácil, mas também não é difícil, assim como tudo nessa vida não basta apenas querer e sim, tomar atitudes para atingir sua meta.

Pessoal! Não se esqueçam de visitar a pagina On-Link no Tumblr, muito mais curiosidades e humor agora em dois lugares: www.onlink.tumblr.com
E curtam nossa Fan page no facebook, só um click, é logo aqui em baixo

0 Comentários: